quinta-feira, 15 de março de 2012

Ementa/Programa

Disciplina: Ementa/Programa

Órgão: VIS - Departamento de Artes Visuais

Código: 157210

Denominação: Intervenção/Performance/Instalação

Ementa: Instrumentação prática e teórica destas áreas como linguagens. Processos experimentais.
Programa: História da Arte: do Futurismo à Arte Contemporânea. Novos paradigmas para as artes visuais na contemporaneidade. Os problemas da produção artística, seu caráter ideológico e suas possibilidades poéticas. Hibridismo das linguagens poéticas. Seminários de discussão teórica e prática baseados em apresentações, leituras e vídeos.
Avaliação: As avaliações serão realizadas continuamente, mediante colaborações e discussões nos seminários, blog, trabalhos escritos a serem solicitados com antecedência e projeto e tentativa de execução prática como possível avaliação final.
Frequência: mínimo de 75% de frequência nas aulas.
Menções: as menções seguem o padrão estabelecido pela UnB.

Bibliografia:
PONGE, Francis. Métodos. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
WARD, Frazer; TAYLOR, Mark C.; BLOOMER, Jennifer. Vito Acconci. Londres: Phaidon Press, 2002.
FÜRSTENBERG, Adelina von. Marina Abramovic: Balkan Epic. Milão: Skira Editore, 2006.
WALTHER, Ingo F. (org.); RUHRBERG, Karl; SCHNECKENBURGER, Manfred; FRICKE, Christiane; HONNEF, Klaus. Arte do Século XX vol. 1 e 2: pintura, escultura, novos media e fotografia. Lisboa: Taschen, 2005.
FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo; arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.
ONO, Yoko. Grapefruit: a book of instructions and drawings by Yoko Ono. Nova Iorque: Simon & Schuster, 1964.
CANTON, Kátia. Temas da Arte Contemporânea: corpo, identidade e erotismo, do moderno ao contemporâneo, espaço e lugar, da política às micropolíticas, narrativas enviesadas, tempo e memória. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
BORER, Alain. Joseph Beuys. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CALLE, Sophie. Histórias Reais. Rio de Janeiro: Agir Editora. 2009.
BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (orgs.).Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.
MELIM, Regina. Performance nas Artes Visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CAUQUELIN, Anne. A Invenção da Paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CAUQUELIN, Anne. Freqüentar os Incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VERGINE, Lea. Body Art and Performance: the body as language. Milão: Skira Editore, 2000.
COTTON, Charlotte. A Fotografia como Arte Contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
COSTA, Luiz Cláudio da (org.). Dispositivos de Registro na Arte Contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/FAPERJ, 2009.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 2005.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FARIAS, Agnaldo. Arte Brasileira Hoje. São Paulo: Publifolha, 2009.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 2002.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
ALYS, Francis. Numa Dada Situação/In a Given Situation. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
AQUINO, Fernando; MEDEIROS, Maria Beatriz de (org.). Corpos Informáticos: performance, corpo, política. Brasília: Editora do Programa de pós Graduação em Arte, UnB, 2011.
LINKER, Kate. Vito Acconci. Nova Iorque: Rizzoli International Publications, 1994.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
HENDRICKS, Jon. O que é Fluxus? O que não é! O porquê (catálogo de exposição). Centro Cultural Banco do Brasil.
WEITEMEIER, Hannah. Yves Klein. Lisboa: Taschen, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário