Deslizante contendo moinho d’água em metais vizinhos |
Marcel Duchamp (1882-1968) foi um pintor, escultor, e poeta
francês naturalizado norte americano em 1955. Precursor da arte conceitual e
criador dos ready mades que consistem
no deslocamento de um objeto cotidiano em obra de arte, redefinindo os
conceitos de espaço e de objeto artístico. Na arte conceitual as ideias
importam mais do que o produto em si; e há uma forte crítica ao processo de
produção e industrialização das obras de arte. No seu desenvolvimento a arte
moderna rompe “... com todo padrão de representação que atribuía à arte a
função essencial de retratar uma realidade natural ou histórica, e que até
meados do século XIX introduzia seus objetos artísticos em um curioso jogo de
representação em que estes como que buscavam ocultar de seus fruidores as
marcas da sua própria natureza enquanto objetos de arte” [1].
Man Ray, 1917 |
Duchamp é também um expoente do movimento Dada. De alcance
internacional, o dadaísmo representava um estilo de vida, um estado mental,
onde o artista deveria destruir os valores baseados na razão e na lógica;
lembrando que o fenômeno dada surgiu no pós-guerra, suscitando a indignação e a
rebeldia dos artistas que viam na anarquia e no irracional uma forma de
combater e rejeitar as tradições artísticas e de denunciar o absurdo e a
hipocrisia nas relações humanas.
Glissière contenant un
moulin à eau en métaux voisins, (Deslizante contendo moinho d’água em
metais vizinhos) é uma escultura/pintura de 1913-15 em óleo, chumbo, fios de
chumbo e vidro (147 x 79 cm )
[2],
contendo uma imagem prensada entre duas
placas de vidro semicirculares, cuja moldura de metal é dividida em
compartimentos onde assentam os vidros, montada numa dobradiça móvel que
permite afastá-la da parede. É o primeiro estudo sobre vidro de Duchamp,
que mais tarde passaria a integrar a obra “A noiva despida pelos celibatários,
mesmo ou o Grande Vidro” (1913).
Duchamp teria a imaginado após visita a uma exposição de
tecnologia da aviação. Inspirado nas mudanças tecnológicas e no pensamento
científico da época ele cria uma série de obras que abordam o movimento das
máquinas: “Moinho de café” (1911); “9 moldes málicos” (1914-15); “Triturador de
chocolate” (1914); e “Roda de bicicleta” (1913) são algumas delas.
[1] “Arte e
conceito em Marcel Duchamp: uma redefinição do espaço, do objeto e do sujeito
artísticos” por José D’Assunção Barros em Domínios da Imagem, Londrina, ano I,
n.2, maio 2008.
[2] Philadelphia Museum
of Art. Philadelphia , PA , USA .
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