quarta-feira, 16 de maio de 2012


Vincere + Undergågens Arkitektur + Le Ballet Mécanique

Futurimo e Benito Mussolini
É a partir da Itália que fundou-se o futurismo mas esse movimento não seria puramente  italiano, mas de importância mundial.  Filippo Tommaso Emilio Marinetti é o fundador e principal teórico do futurismo. No seu livro de poesias Guerra, a única Higiene do Mundo (1915) comemora o início da I Guerra Mundial (1914-918) e pede a entrada da Itália no conflito. Em 1919 adere ao fascismo e torna-se seguidor entusiasta de Benito Mussolini. Mussolini foi um dos fundadores do fascismo italiano que é uma doutrina totalitária desenvolvida a partir de 1919.
O principio unificador era a paixão pela velocidade, o poder, as novas máquinas, tecnologias e o desejo de transmitir o “dinamismo”. Os futuristas apresentam um conceito de “linhas de força”. Os objetos revelam em suas linhas a calma ou o frenesi, a tristeza ou a alegria. Apesar de uma arte inovadora essa vanguarda ideologicamente é antidemocrática militarista e machista, associando-se às ideias fascistas de Benito Mussolini. O nono item do manifesto futurista declarava:” Glorificaremos a guerra- a única verdadeira higiêne do mundo-, o militarismo, o patriotismo, destrututivo do anarquista, as belas ideias que matam e desprezo á mulher.”
No filme de Marco Belloncchion, Vincere, Benito mussolini está a visitar a exposição futurista de 1917. Declara: ” que alegria, o ta-ra-ta-ta das metralhadoras. A Italia precisa de gente disposta a arriscar a pele, a derramar o próprio sangue da vitória. Somente assim se pode mudar. O futurismo é a centelha que fará incendiar a podridao de nosso tempo. Viva a guerra! Viva o futurismo!” E continua a passear pelos quadros fazendo barulho de explosões.
Le Ballet Mécanique de Fernand Léger é um vídeo experimental com princípios do futurismo, o desejo de transmitir o dinamismo.  Em 1914,  com o início da Primeira Grande Guerra,  Fernad Léger foi recrutado para as trincheiras. Após esta etapa da sua vida, a sua pintura passou a representar a sua admiração pelos objetos mecânicos, tendo especial interesse pelos tanques de guerra. Na segunda guerra mundial exilou-se nos Estados Unidos da América. Ainda na segunda década do século, em 1924 produz e dirige Le Ballet Mécanique. No concerto, o ballet é uma dança de objetos mecânicos.  A combinação das  imagens parece feita por um caleidoscópio sempre em movimento.

Dadaísmo e Segunda Guerra Mundial
Dadá, em romeno significa “sim, sim”, e em francês, um cavalinho de pau. O dadáismo foi um fenomeno internacional e multidisciplinar, e significou um estado mental. Os conceitos e idéias se desenvolveram em New York, Zurique, paris, Paris e Berlim, durante e após a segunda guerra mundial, á medida que jovens artistas se agrupavam com o intuito de expressar sua indignação pelo conflito. Pare eles, os horrores da guerra, em escala cada vez maior, provavam a decadência e a hipocrisia de todos os valores estabelecidos. Eles se voltaram contra instituiçoes políticas e sociais.
 Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp. Tristan Tzara, pseudônimo de Samuel Rosenstock, seu pseudônimo significa “triste terra”, tendo sido escolhido para protestar o tratamento dos judeus na Roménia. Hugo Ball  era filósofo e romancista protestou “contra o humilhante fato de haver uma guerra no século XX”, fazendo-o questionar-se acerca dos valores tradicionais. Acreditavam que a única esperança para a sociedade era destruir aqueles sistemas baseados na razão e na lógica, substituindo-os por valores ancorados na anarquia, no primitivismo e no irracional. Muitos dos fundadores posteriormente deram início ao surrealismo.

Surrealismo/Outsider Art e Adolf Hitler
Adolf Hitler foi o líder do Partido Nacional Socialista dos trabalhadores Alemães. Segundo o filme “Arquitectura da Destruição”, é possível apontar aproximações entre o compositor Richard Wagner e Adolf Hitler. Wagner era o artista criativo e político, em uma só pessoa. Hitler absorveu a propostas de Wagner: o anti-semitismo, culto ao legado nórdico e o mito do sangue puro deram contorno a visão de Hitler sobre o mundo. Também de Wagner vieram as noções de arte para uma nova civilização. Uniria Vida e Arte.
Em 1930 é a ascensão de Hitler ao poder. O programa exige que a arte e cultura bolchevique seja banida, sejam destruídas. Os trabalhos serão mostrados publicamente e depois queimados.
Entre 1929 e 1933, varias exposições temporárias de Arte Marginal foram realizadas na França, Suíça e Alemanha. O grande impacto despertou uma violenta oposição daqueles que não aceitavam o valor artístico das obras. Em 1933 a Clinica de Heideberg é tomada pelo nazismo. A colecção de Heidelberg contém desenhos, pinturas e bordados de doentes de varias clinicas e nacionalidades. Instala-se o programa de exterminação dos doentes mentais e usa a colecção para fins de propaganda nazista. Na Alemanha e na Áustria inicia-se o programa de exterminação dos doentes mentais e usa a colecção para fins de propaganda nazista.
Em 1937 são realizados na Alemanha e na Áustria uma série de exposições da chamada “arte degenerada”. A arte degenerada estava em oposição as manifestações de arte “sadia”. Essas exposições depreciavam o acervo de Heidelberg e obras de artistas de arte moderna, como Cézanne, Van Gogh, Klee, Kandinski, Kokoshka, Chagal entre outros. A arte era de fundamental importância para a campanha nazista, tinha um enfoque preconceituoso, negando qualquer valor artístico. A degeneração cultural era considerada uma ameaça. Essa atitude nazista acabaria por afirmar o valor artístico. Comprovaria que não há fronteiras entre os ditos normais e loucos.
Os surrealistas foram os descobridores do valor artístico da produção dos loucos. A produção dos esquizofrénicos esta em primeiro lugar. A arte psicótica não é mantida a margem. É reencontrada a função do louco na sociedade, trata-se de reconhecer aos marginais da arte o direito de existir, e as suas obras. “ Nas instituições psiquiátricas do mundo inteiro são rotuladas como seres embrutecidos e absurdos. Apesar dessa trágica concepção, desse abismo criado pela ciência, surgem, do mais profundo da alma, imagens mais inusitadas e belas.”

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